Ford fechará fábricas no Brasil. Ka e Ecosport saem de linha
Após resultado decepcionante em 2020, os planos são revistos para a marca americana.
A Ford do Brasil acaba de anunciar a decisão de encerrar todas as suas unidades fabris no Brasil, culminando com o encerramento da produção dos modelos Ford Ka e Ford EcoSport, segundo comunicado da marca.
Tal medida foi adotada após o ano de 2020 ter apresentado um resultado abaixo do esperado, com queda de 39% das vendas, bem como devido a não concretização de joint-venture com a indiana Mahindra, que ficaria responsável pelos modelos emergentes da marca. Tal situação foi o segundo revés da Ford, que também não conseguiu se fundir com a Volkswagen em 2020.
A americana afirmou que irá manter as operações no Brasil, através da importação dos modelos Territory, Ranger, Mustang e Transit, que apesar de serem de nicho, são absolutamente mais rentáveis a companhia.
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias para a criação de um negócio saudável e sustentável”, afirmou Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global", finalizou.
A Ford possui três unidades no Brasil, a fábrica de Camaçari/BA, onde fabricam Ka e Ecosport, a fábrica de Horizonte/CE, onde fabricam o Troller T4, e por fim a fábrica de motores em Taubaté/SP. Estima-se que ao menos 5.000 colaboradores serão dispensados.
O futuro da Troller
O futuro da marca brasileira de utilitários off-road do Grupo Ford é uma incógnita. A Ford pretende vender a marca e a fábrica cearense. Segundo rumores, o conglomerado chinês Great Wall, por meio de sua divisão Haval Motor, analisa a aquisição desses ativos.
A Ford manterá as operações da Troller até o quarto semestre deste ano.
Matéria: Dimithri Vargas
Imagem: Divulgação e Paulo Guereta (Troller, Creative Commons)
Atualizada em 11/01/2020 - 21:30