JBS Seara negocia aquisição de frigoríficos da Cooperativa Languiru

Conglomerado brasileiro entrou na disputa contra os chineses, para adquirir o controle dos frigoríficos da cooperativa gaúcha.


Em mês turbulento, com muitas reviravoltas que culminaram na dissolução do conselho administrativo na Cooperativa Languiru, devido a renúncia de seus membros, uma nova esperança de salvação da tradicional cooperativa gaúcha surge. A JBS, por meio de sua subsidiária Seara Alimentos, segundo maior frigorífico abatedouro de frangos e suínos no Brasil, fez uma oferta relevante para a aquisição das unidades de abate e uma fábrica de rações da Languiru, no valor de R$ 400 milhões, oferta que não foi aceita pela cooperativa gaúcha, que ambiciona um valor entre 800 milhões e 1 bilhão de reais, uma vez que os ativos são avaliados nesta cifra, e tal valor seria o suficiente para permitir a continuidade da Cooperativa em seus demais negócios, se livrando do endividamento que compromete sua saúde operacional.

As empresas foram procuradas pela reportagem, e a Cooperativa Languiru informou que segue avaliando as diversas ofertas recebidas pelos seus ativos, mas por questões de confidencialidade que as tratativas exigem, não irá comentar os rumores de mercado. A JBS, através da Seara, não quis comentar algo sobre o fato.

Recentemente a Cooperativa Languiru chegou a assinar um memorando de entendimentos com uma estatal chinesa, afins de formar uma joint-venture com seus ativos frigoríficos, vislumbrando vender parte majoritária de suas operações ao conglomerado chinês, com o intuito de destinar sua produção de alimentos ao mercado asiático. O negócio firmado, com apoio do Governador Eduardo Leite, não deve ser continuado, pois gerou insatisfações e incertezas aos cooperados da Languiru, o que por fim culminou na renúncia de todo conselho administrativo da cooperativa.



Matéria e Edição: Dimithri Vargas
Com informações de Avicultura Industrial e Agripoint.
Imagem: Divulgação


As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.