Após 96 horas de passagem do ciclone, cerca de 100.000 residências gaúchas permanecem sem energia elétrica ou com severas intermitências

Equatorial Energia informa números mais otimistas, com pouco mais de 60.000 residências afetadas em Porto Alegre, e cerca de 25.000 no interior.


Passadas mais de 96 horas da vinda do ciclone extratropical ao estado do Rio Grande do Sul, que gerou desabastecimento de energia para cerca de dois milhões de consumidores nas regiões da capital e área metropolitana, litoral norte, litoral sul, costa doce e sul do estado, cerca de 100.000 residências continuam sem fornecimento de energia elétrica, especialmente nas regiões da Costa Doce, sul e extremo sul da capital, e extremo sul do estado.

A Equatorial Energia atribui a intermitência de abastecimento que afeta mais de 60.000 residências de Porto Alegre, a um problema de geração e transmissão por parte da chinesa CPFL Energia, enquanto nas demais localidades afetadas, onde a concessionária informa equivocadamente que apenas 25.000 residências seguem sem energia (em nossa apuração, o número é significativamente maior), limita-se a dizer que segue atuando em prol da normalização do fornecimento. 

Nota-se pelas ruas poucas equipes trabalhando, com profissionais visivelmente esgotados, e não raro ocorre o envio de uma equipe apenas para verificação da situação, sem que haja a devida correção. 

A central telefônica da concessionária está com problemas, quase sempre inacessível, os contatos via WhatsApp, SMS e portal do cliente geram protocolos sem informar qualquer previsão para o reestabelecimento dos serviços. 

Consumidores já contabilizam prejuízos em todo estado, desde a perda de alimentos que necessitam de refrigeração, até perdas em plantações e criações.



Matéria: Dimithri Vargas
  
  

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