RS: Assembleia Legislativa aprova Política Estadual de Luta Contra a Endometriose

Medida aprovada garantirá atendimento multidisciplinar especializado, melhorando o atendimento às pacientes. Proposta segue para sanção do Governador.


Porto Alegre - A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, por unanimidade, na sessão plenária desta terça-feira (21), o Projeto de Lei Nº 168/23, que institui a Política Estadual de Luta Contra a Endometriose no Estado. A proposta, de autoria do Deputado Estadual Gustavo Victorino (Republicanos), estabelece diretrizes para o atendimento às pacientes com endometriose, incluindo atendimento multidisciplinar, formação e capacitação de profissionais, estímulo a exames para diagnóstico e incentivo à inserção no mercado de trabalho.

A aprovação da política foi comemorada por pacientes e familiares de pessoas com endometriose. Leonardo Gomes, analista político e Coordenador do Direita RS, contou que a irmã dele, de 30 anos, foi diagnosticada com a doença no início deste ano. "Todo atendimento especializado faz a diferença, porque a gente não tem isso no Estado, um hospital com especialista que tem esse atendimento", disse. "Ela teve que fazer diversos exames, passou cerca de dois, três meses fazendo exame para diagnosticar porque o especialista quando fez a consulta nela fez o exame e falou que pelo histórico dos outros exames os profissionais já poderiam ter orientado que seria endometriose. Os funcionários da Saúde sabem muito pouco sobre e acabam não dando um suporte emocional no momento", acrescentou.

A proposta segue agora para sanção do governador Eduardo Leite (PSDB). "A aprovação dessa política é um passo importante para a saúde das mulheres gaúchas", disse Victorino. "A endometriose é uma doença que afeta uma em cada dez mulheres e que pode causar dor intensa, infertilidade e outros problemas de saúde. Com essa política, vamos garantir que as pacientes tenham acesso a um atendimento de qualidade e especializado", concluiu.



Matéria: Dimithri Vargas
Imagem: Freepik



As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.