Hospital Vila Nova inaugura ambulatório oncológico para crianças em Porto Alegre

Espaço com brinquedoteca e sala de estar atenderá crianças com câncer.


Porto Alegre - O Hospital Vila Nova, na Zona Sul de Porto Alegre, inaugurou nesta sexta-feira (8) o Ambulatório Oncológico Manu, que oferecerá atendimento a crianças com câncer. A iniciativa foi viabilizada a partir da Lei 15.503/2020, que instituiu no Rio Grande do Sul a Política de Atenção Oncológica Pediátrica.

A lei foi criada pelo deputado Tenente-coronel Zucco (PL) durante sua passagem pela Assembleia Legislativa, e foi inspirada na menina Emanuele Mader dos Santos. Manu, como era chamada, faleceu a cerca de quatro anos e meio em função do diagnóstico tardio da doença.


“Estamos inaugurando uma ala para tratar dessa doença que mais mata as crianças, mas também muitos adultos, para trabalhar não só a questão do diagnóstico precoce como o tratamento efetivo”, destaca Zucco, que conheceu a menina quando ela estava internada em um hospital.

A inauguração do ambulatório foi acompanhada pela mãe de Manu, Alessandra Mader, e a irmã gêmea da menina, Ester. Com lágrimas nos olhos e a voz embargada, Andressa leu o texto pintado numa das paredes do ambulatório sobre como Manu era alegre e vaidosa e que mesmo durante o tratamento não deixou de brincar.


“São vários sentimentos, volto quatro anos e seis meses atrás, onde nossa história começou com o Zucco, e vejo o sonho da minha filha realizado. A cada terapia ela olhava as outras crianças e dizia: mãe, um dia nós vamos ajudar, comprar folha de ofício, massinha de modelar para as crianças brincarem. Ver essa história se realizar e ver que vai atingir tanto adultos quanto crianças para mim, como mãe, mesmo minha filha não estando presente, é um legado maravilhoso”, afirma Andressa.

O ambulatório conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados no atendimento a crianças com câncer, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. O espaço também conta com salas de quimioterapia, radioterapia e hematologia, além de brinquedoteca e sala de estar para familiares.


O investimento total no ambulatório foi de R$ 5 milhões, que foram destinados pelo Governo do Estado a partir de uma emenda parlamentar do deputado Zucco.

Acompanharam o evento também a gerente administrativa do Hospital Vila Nova, Cinthia Dal’Molin, o Deputado Estadual Gustavo Victorino (Republicanos), o Sargento Marcelo Marques, atualmente assessor do Deputado Estadual Victorino, e que articulou junto ao Deputado Federal Zucco pela emenda, e o Presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski.


A inauguração do ambulatório é uma importante conquista para o atendimento oncológico pediátrico no Rio Grande do Sul. O espaço oferecerá atendimento de qualidade e humanizado a crianças e adolescentes com câncer, contribuindo para melhorar a sobrevida e a qualidade de vida desses pacientes.



Matéria: Dimithri Vargas
Com informações de Leonardo Gomes
Imagens: Divulgação

    
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.