Carrefour Brasil inicia venda de ativos no Brasil: bandeiras Nacional, Bompreço e Todo Dia serão descontinuadas ou vendidas

Rumores apontam que rede francesa irá se desfazer das operações de supermercados (Bompreço e Nacional) e mini atacarejo (Todo Dia).


Enfrentando uma crise sem precedentes, devido ao cenário econômico desfavorável no Brasil, o Grupo Carrefour Brasil, após fechamento de dezenas de unidades em vários estados brasileiros, e conversão de outras lojas para bandeiras mais rentáveis, como Atacadão, Sam's Club e Express, inicia um processo de desinvestimento no país, em sintonia com o anunciado por seu chairman Abílio Diniz em Novembro de 2023, e nesta semana, vendeu duas unidades do mini atacarejo Todo Dia, nos estados de Pernambuco e Paraíba para o concorrente Novo Atacarejo, iniciando seu processo de redução das operações, em busca de restaurar a rentabilidade das operações, atualmente deficitárias, em decorrência da crise econômica que o Brasil enfrenta desde 2023.

Segundo rumores de mercado, o grupo francês deverá se desfazer de quase todas as suas unidades supermercadistas, que carregam as bandeiras Nacional, Bompreço, Carrefour Market e Todo Dia, esta última, um híbrido de supermercado econômico com atacarejo, passando a focar nas operações das bandeiras Atacadão e Sam's Club. O grupo está revendo as operações do Carrefour Hipermercado, prevendo encerrar as atividades em mais de 20 lojas com a bandeira, além das futuras conversões.

Ainda não se sabe quais lojas com as bandeiras Nacional, Bompreço, Todo Dia e Carrefour Market serão fechadas, vendidas a concorrentes ou convertidas nos formatos mais lucrativos do grupo. Há uma expectativa remota de venda das marcas Nacional, com forte recall na região Sul, e Bompreço, notória no Nordeste.
 


Situação delicada gera apreensão aos colaboradores das redes que poderão ser encerradas


Os colaboradores das bandeiras Nacional, Todo Dia, Bompreço e Carrefour Market vivem um momento tenso em suas carreiras, pois com o iminente fechamento de várias unidades do Grupo Carrefour Brasil, a oferta de mão de obra no setor supermercadista se ampliará de uma forma nunca antes vista no segmento, o que poderá dificultar a realocação dos profissionais no futuro, gerando incerteza e tensáo, especialmente aqueles profissionais com idade avançada.

Devido ao cenário econômico adverso, muitas das lojas não encontrarão compradores e serão fechadas, gerando perdas de empregos em várias cidades do Brasil.



Matéria: Dimithri Vargas
Imagem: Divulgação


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