Bimbo + Wickbold: conclusão da aquisição deverá receber remédios do CADE
A mexicana fabricante da Pullman anunciou a aquisição da brasileira Wickbold, visando expansão na região sul, mas o ato de concentração poderá exigir remédios para a concretização.
No final de agosto, a Bimbo do Brasil, fabricante das marcas Pullman, Artesano, Nutrella, Plus Vita, Firenze e Tradição, anunciou ao mercado a aquisição da Wickbold Nosso Pão, uma de suas maiores rivais e única concorrente de peso a nível nacional, detentora das marcas Wickbold, Nosso Pão, Do Forno e Seven Boys. Seguindo a legislação, a transação foi submetida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o CADE, para que o ato de concentração seja avaliado, visando garantir a competição saudável no setor, especialmente a nível regional. Segundo a mexicana, a operação visa assumir a liderança total na região sul e sudeste do Brasil, onde enfrentam a forte concorrência de marcas regionalizadas como a Farias na região Sul e a Panco no sudeste, bem como enfrentam a ascensão da italo-brasileira Panduratta Alimentos, que com suas marcas Bauducco e Visconti, estreou no segmento de pães a nível nacional, acirrando a competição.
Apesar da concorrência ter se acirrado nos últimos anos, é incontestável afirmar que, tanto a Bimbo quanto a Wickbold travam a principal disputa no segmento, pois ambas possuem forte presença em todas as regiões do país, e em especial nas regiões Sul e Sudeste, após a Bimbo ter adquirido a marca Nutrella, e a Wickbold ter adquirido a Seven Boys. E são estas marcas que formam o X da questão nessa equação entre as duas rivais: Seven Boys, Nutrella, Pullman/PlusVita e Wickbold estão entre as oito marcas de pães mais vendidas do Brasil, e juntas podem dominar mais de 70% de diversos segmentos, como o de pães tipo artesanais (Artesano e Do Forno), pães integrais especiais (Nutrella, Pullman, Seven Boys e Wickbold possuem a maior participação do segmento) e a participação em pães de forma convencionais de primeira linha, cujas marcas também são referência, o que pode inviabilizar a entrada de um novo forte concorrente nos segmentos, e limitando a concorrência a esfera de serem fabricantes de produtos de combate, com notória baixa lucratividade.
Neste cenário observado, constata-se que se faz necessário a adoção de remédios como a venda para um concorrente de expressão, de pelo menos uma das marcas de forte presença na região sul e sudeste: Seven Boys ou Nutrella. Fortes candidatos a aquisição seriam a Panco, que lidera em São Paulo, a Farias que lidera no segmento de baixo custo na região Sul, a Panduratta, que tem maior capilaridade nacional ou mesmo uma estreante no segmento, afins de ganhar forte expressão como a gaúacha Marsala.
Nos próximos dias saberemos qual será a análise final que os nobres conselheiros do CADE tomarão sobre esta aquisição, e quais os novos rumos do setor de panificados irá tomar.
Matéria: Dimithri Vargas
Imagem: Creative Commons
No final de agosto, a Bimbo do Brasil, fabricante das marcas Pullman, Artesano, Nutrella, Plus Vita, Firenze e Tradição, anunciou ao mercado a aquisição da Wickbold Nosso Pão, uma de suas maiores rivais e única concorrente de peso a nível nacional, detentora das marcas Wickbold, Nosso Pão, Do Forno e Seven Boys. Seguindo a legislação, a transação foi submetida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o CADE, para que o ato de concentração seja avaliado, visando garantir a competição saudável no setor, especialmente a nível regional. Segundo a mexicana, a operação visa assumir a liderança total na região sul e sudeste do Brasil, onde enfrentam a forte concorrência de marcas regionalizadas como a Farias na região Sul e a Panco no sudeste, bem como enfrentam a ascensão da italo-brasileira Panduratta Alimentos, que com suas marcas Bauducco e Visconti, estreou no segmento de pães a nível nacional, acirrando a competição.
Apesar da concorrência ter se acirrado nos últimos anos, é incontestável afirmar que, tanto a Bimbo quanto a Wickbold travam a principal disputa no segmento, pois ambas possuem forte presença em todas as regiões do país, e em especial nas regiões Sul e Sudeste, após a Bimbo ter adquirido a marca Nutrella, e a Wickbold ter adquirido a Seven Boys. E são estas marcas que formam o X da questão nessa equação entre as duas rivais: Seven Boys, Nutrella, Pullman/PlusVita e Wickbold estão entre as oito marcas de pães mais vendidas do Brasil, e juntas podem dominar mais de 70% de diversos segmentos, como o de pães tipo artesanais (Artesano e Do Forno), pães integrais especiais (Nutrella, Pullman, Seven Boys e Wickbold possuem a maior participação do segmento) e a participação em pães de forma convencionais de primeira linha, cujas marcas também são referência, o que pode inviabilizar a entrada de um novo forte concorrente nos segmentos, e limitando a concorrência a esfera de serem fabricantes de produtos de combate, com notória baixa lucratividade.
Neste cenário observado, constata-se que se faz necessário a adoção de remédios como a venda para um concorrente de expressão, de pelo menos uma das marcas de forte presença na região sul e sudeste: Seven Boys ou Nutrella. Fortes candidatos a aquisição seriam a Panco, que lidera em São Paulo, a Farias que lidera no segmento de baixo custo na região Sul, a Panduratta, que tem maior capilaridade nacional ou mesmo uma estreante no segmento, afins de ganhar forte expressão como a gaúacha Marsala.
Nos próximos dias saberemos qual será a análise final que os nobres conselheiros do CADE tomarão sobre esta aquisição, e quais os novos rumos do setor de panificados irá tomar.
Matéria: Dimithri Vargas
Imagem: Creative Commons